HC-FMRP cria ambulatório especializado em dor neuropática
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HC-FMRP) da Universidade de São Paulo colocará em funcionamento mais um serviço especializado para a população: o ambulatório especializado em dor neuropática. A dor neuropática pode ser causada por lesões e/ou disfunções no sistema somatossensorial. Nestes tipos de dores, alterações plásticas ao longo de todo o sistema sensorial nociceptivo estão associadas à cronificação do processo doloroso.
Neste ambulatório serão atendidos apenas os pacientes encaminhados por outros ambulatórios da mesma Instituição. Segundo especialistas na área, a dor neuropática é mais comum do que se imagina, podendo atingir até 10% dos adultos jovens e aproximadamente 30% dos adultos maiores que 65 anos. O que acontece é a dificuldade da equipe médica de caracterizar a dor como neuropática, diagnosticar. Na maioria dos casos, a dor neuropática é decorrente do diabetes, onde o comprometimento nervoso pode estar presente em 50% dos pacientes, geralmente caracterizada por queimação das extremidades (pés e mãos).
O tratamento deste tipo de dor crônica é bem limitado e, muitas vezes, ineficaz. Protocolos medicamentosos para dor neuropática incluem antidepressivos, antiepiléticos, estabilizadores de membranas neuronais, entre outros.
O mais novo ambulatório do HC-FMRP visa não somente o alívio das dores dos pacientes que sofrem de dor neuropática, mas também diagnosticar muitos pacientes que possam estar sem o devido diagnóstico e, consequentemente, estão também submetidos à tratamento indevido. Os atendimentos serão às quintas-feiras, no período da manhã, no corredor 4 dos ambulatórios do HC-FMRP e as consultas deverão ser agendadas no balcão amarelo.
Quer saber mais sobre este novo ambulatório? Ligue (16) 3602.1000, ramal 5303, ou pelo e-mail jgspecia@fmrp.usp.br .